Grécia Pesca SUP Vida a bordo

A caminho da Sicília: com hóspedes bacanas e paradas incríveis

Escrito por Renato Matiolli

Não dá para acreditar que já é hora de nos despedirmos da Grécia. Esse foi o país do Mediterrâneo que tinhamos planejado passar mais tempo, e, com certeza, não foi o suficiente. A gente viu muito pouco de tudo o que há nesse paraíso.

Essa semana começamos em Chania com 4 novos hospedes. Dois deles se conheceram em Nova York quando estavam estagiando para as Nações Unidas: a Lais Paixão, de Santos no Brasil, e o Pavel Potekhin, da Sibéria na Russia – não é demais?! A Lais é uma amiga antiga do trabalho, é a pessoa mais doce e simpática do mundo. O Feijão ama ela e a Sarah também, pois não para de elogiar ela para mim. O Pavel é talvez uma das pessoas mais educadas que já tivemos a bordo, não sei se são seus vários anos em Londres e Cambridge ou sua educação na Sibéria, mas certamente mais um excelente ativo para a nossa equipe do Ipanema! A Lais e o Pavel infelizmente tinham poucos dias de férias e ficaram a bordo apenas nos nossos últimos dias no país. O resto da nossa tripulação, que fez a travessia com a gente até a Sicília na Italia, foi formada pelo Andre Boaretto, com seus mortais de cima do barco, e o nosso “embaixador” José Roberto Cassab. O André é outro amigo antigo do trabalho, além dos seus saltos insanos de cima do Ipanema, ele é talvez umas das pessoas que aprende mais rápido que eu já vi, com apenas alguns dias no barco ele já consegue nos ajudar com praticamente tudo, ele tem muita vontade de velejar e bastante interesse no mundo náutico, aposto que no final dessa semana ele já vai estar pronto para ir dar a volta ao mundo num veleiroDSC01412_Fotor

P1180545_Fotor IMG_7891_Fotor

DSC01417_FotorAgora o nosso glorioso Mr. Cassab é um novo amigo, ele entrou em contato com a gente pelo facebook e veio passar uns dias a bordo. Ele é daquele tipo de pessoa que poderia facilmente ser um diplomata, ele chega em qualquer lugar e rapidamente já fico amigo dos locais e das pessoas nos barcos a nossa volta, já descobre os melhores lugares para ir e como resolver as coisas que a gente precisa,  então eu decidi que agora ele é oficialmente nosso embaixador. Ele adora dar ideias , deixar todo mundo empolgado, e tem a habilidade de fazer com que todo mundo coloque a mão na massa enquanto ele fuma seu cigarro, toma seu copo de vinho, e vai dando palpites enquanto os outros executam as suas ideias, e mesmo assim a gente ainda ama ele – figurássa! Um cara nota mil e exemplo de líder! Temos muito que aprender com ele.

DSC01383_FotorBom, depois de todas as apresentações feitas, vamos voltar a falar da viagem, a semana começou com a gente preparando o barco em Chania na Grécia para fazer a travessia. O Sr. Manolo foi meu mecânico professor do dia. Ele não falava uma palavra de inglês e eu não tenho a menor noção de grego, mas mesmo assim a gente lá conseguiu se entender e fazer a revisão dos dois motores. Sabe lá Deus como. E tenho que dizer que passar horas naquele buraco negro que são as duas salas dos motores, espaço apertado, sujo, sem ventilação, com 35 graus lá fora, não é nada agradável, mas o Sr Manolo foi um anjo e teve toda a paciência e tempo do mundo comigo.

DSC01357_Fotor

Passamos todos os dias comprando comida, arrumando o barco, fazendo manutenção, despedindo das nossas hospedes e dando as boas vindas aos novos hospedes… ficamos bastante ocupados, mas em um dos dias eu consegui uma folga para ir fazer kite em uma das praias ao norte do Porto Antigo onde ficamos atracados. O vento estava bem fraco, mas foi o suficiente para dar umas voltas e desopilar um pouco, conseguir parar de me preocupar durante algumas horas com o barco.

 

Quando saímos de Chania com nossos 4 novos hospedes partimos em direção ȧ Gramvousa, uma ilha linda perto da costa nordeste de Creta. Gramvousa tem uma baia muito bonita com areia branca, apenas uma casa, alguns bodes e coelhos, um antigo barco naufragado e um forte incrível no topo da ilha. Nós os 6 aproveitamos bastante os dias por ali.

DSC01405_Fotor  DSC01413_Fotor  IMG_0393_Fotor

DSC01396_Fotor  DSC01401_Fotor

  P1180552_Fotor  DSC01408_Fotor

P1180492_Fotor  P1180495_Fotor

Infelizmente a Lais e o Pavel seguiram de volta para suas casa dali e nós quatro (Ze Cassab, Andre Boaretto, Sarinha e eu) continuamos em direção ȧ Peloponnese. Durante essa travessias, acho que para garantir que não fosse muito monótona, Netuno e Yemanjá nos enviaram um atum de quase 90cm para mordeu nossa isca!! Nossa primeira pesca da vida! Que animal lindo e delicioso. A gente não podia acreditar. o Feijão também ficou todo saltitante querendo participar da algazarra em volta do peixe.

P1180577_Fotor

P1180582_Fotor  P1180589_Fotor  P1180586_Fotor

DSC01463_Fotor

Nossa primeira parada na região de Peloponnese foi em Kali, ao sul da ilha Kythera, e depois seguimos para Kayio (a ponta sul da peninsula no continente), Methoni, e finalmente Pilos (bem pertinho de Methoni). Aqui vamos esperar mais um dia  até as condições do tempo estarem boas e ai seguiremos para a travessia de mais de 300 milhas náuticas. A maior que já fizemos até hoje.

P1180634_Fotor  DSC01437_Fotor

E finalmente é hora de nos despedirmos desse país maravilhoso, que nos acolheu tão bem durante esses ultimo dois meses. MUITO MUITO MUITO obrigada ȧ Grécia e aos Gregos.

DSC01319_Fotor

Sobre o autor

Renato Matiolli

Deixe um comentário