Dog lovers Itália Kite Mergulho Vida a bordo

Sardenha: Quem dera que todas as semanas fossem assim

Escrito por Renato Matiolli

Essa semana começou com uma travessia incrível da Sicília para a Sardenha. Foi um velejo fácil, ondas pequenas, um pôr do sol lindo, céu estrelado durante a noite, um amanhecer espetacular e a companhia não poderia ter sido melhor com a Laurinha e o Diego. A única coisa chata da viagem foi que no meio o vento morreu e tivemos que usar o motor por boa parte dela…

IMG_8096  P1180800_Fotor

Nossa primeira parada na Sardenha foi Villasimus, uma praia no sudeste de Cagliari. Descansamos lá por um dia e seguimos viagem até a capital para (infelizmente) deixar a Laura e o Diego, que tinham que voltar para sua casa em Atenas. Já estamos morrendo de saudades deles… esse dois deixaram sua marca aqui no Ipanema, nos fizeram pensar muito sobre a vida e como tudo o que comemos tem um impacto muito importante em nós e no meio ambiente. A gente achava que comia saudável, mas agora acho que estamos comendo como deuses, e aderimos ao movimento Segunda Feira Sem Carne, incentivados pela Laurinha, com as receitas deliciosas que ela posta diariamente no Laurinha na Cozinha.

DSC01666_Fotor  DSC01665_Fotor

Em Cagliari enchemos os tanques com água e nossos armários e geladeira com delícias italianas, como se come bem nesse país! A coisa mais bacana de Cagliari foi que recebemos o Eduardo Farinelli, mais conhecido como Duda.

 

  

IMG_2839

Para começar, parecia que era noite de Natal, ele chegou cheio de presentes bacanas, incluindo uma câmera TOP que chama ION (www.ioncamera.com). E disse de cara a coisa mais legal que poderíamos escutar: “Eu quero ver como vocês vivem, então por favor não façam nada de diferente porque estou aqui! Claro que eu tive que falar para a Sarinha parar de andar pelada pelo barco, mas fora isso, quando a gente gostava de um lugar a gente ficava, se tinha vento, velejávamos, se não tinha, a gente descansava. Fomos mergulhar, velejar de kite, e quando íamos para cidade, era jantar de pizza seguido de sorvete como manda a tradição. Seguimos com nossa rotina diária de limpeza, cozinhar, trabalhar no site, etc… Como pode imaginar, não poderíamos ter tido uma semana melhor!!

P1180767_Fotor

Saíamos de Cagliari com 30 nós de vento em popa, então depois de apenas algumas horas chegamos em Pula, uma praia muito bonita com algumas ruínas em volta e uns restaurantes. Como ainda é Agosto e aqui pela Itália é quase como que a semana de carnaval no Brasil, tinha música alta durante toda a noite, então na manhã seguinte, depois que o Duda foi dar sua remada matinal de SUP, seguimos para a próxima baía.

Nossa próxima parada foi Zafferano, uma praia linda num parque nacional que se pode ancorar e nadar mas não se pode ir até a praia que é totalmente deserta, então nada de música alta pela noite a dentro. As únicas pessoas além de nós eram as que estavam nos outros barcos. Esse lugar é simplesmente incrível com uma água cristalina.

DSC01621_Fotor  DSC01625_Fotor  DSC01639_Fotor

Durante o dia o vento começou a soprar o suficiente para eu e o Duda acharmos que dava para fazer kite, e eu não podia esta MAIS feliz, ainda mais que o Duda alinhou em me ajudar a decolar o kite do barco, uma coisa que eu queria tentar faz tempo! Não foi fácil, mas com a ajuda dele e da Sarinha, a gente conseguiu! Hurray! O vento estava muito fraco e a brincadeira durou pouco, mas só o fato de agora sabermos decolar do barco, já valeu a pena!

Screen Shot 2015-08-26 at 1_Fotor 2  Screen Shot 2015-08-26 at 1_Fotor 1

P1180772_Fotor

IMG_2875

No próximo dia… civilização! Fomos para Caloforte, e claro, fomos jantar pizza e de sobremesa, sorvete. Bem antes de irmos dormir a gente deu uma ultima olhada na previsão do tempo e vimos que tinha tudo mudado, em vez de estar ao nosso favor, o vento ia começar a entrar totalmente contra, então adiamos em uns dias a nossa travessia e curtimos um pouco mais a Sardenha.

E, de novo, a mudança de ultima hora por conta do vento acabou sendo incrível! A gente acabou conhecendo dois lugares maravilhosos, Cala Vinagra, que é outro parque natural na Isola di San Pietro, e Cala Domestica que fica no continente, um lugar lindo, uma baia estreita com duas praias bem protegidas, foi o lugar perfeito para levarmos o Duda para mergulhar por primeira vez.

Screen Shot 2015-08-27 at 2_Fotor 4  Screen Shot 2015-08-26 at 1_Fotor 3

Screen Shot 2015-08-26 at 1_Fotor 2  Screen Shot 2015-08-26 at 1_Fotor

P1180804_Fotor

E a semana terminou enfim com a nossa travessia. A gente estava louco para conseguir velejar até a Espanha, e tivemos bem até metade do caminho com uma média de 6-7 nós, mas ai, o vento morreu por completo, ficamos boiando um tempo, até que tivemos que ligar novamente os motores e seguir viagem.

DSC01685_Fotor

E mais uma vez… tivemos um nascer e pôr do sol magnificos, estrelas cadentes e golfinhos para nos guiar nessa travessia.

DSC01702_Fotor

Sobre o autor

Renato Matiolli

2 Comentários

  • Oi! Fiquei até com vergonha de colocar o endereço do meu blog ali… não tem nada de “uau” e acho, que nada do que vocês possam curtir. Talvez, a Sarah curta os meus bichos. Eu e meu namorado moramos num sítio, no interior do RS e a paixão dele é a água. Ele já largou tudo para atravessar o Oceano Atlântico num barco a vela, mas foi tudo em vão. O barco e a ideia da travessia era de um francês, o Leonardo ficou meses na França, esperando o barco ficar pronto, coisa que nunca aconteceu. Enquanto não realiza o sonho de viajar num barco a vela, moramos aqui, no meio da natureza e perto da água para fazer pequenos passeios de caiaque.
    Fiquei impressionada com o barco de vocês! E encantada com a vida que escolheram! Não tenho coragem de largar tudo e fazer o que fizeram, mas admiro muito a escolha de vocês! Gostaria muito de poder agendar um passeio com vocês, mas … quem sabe, um dia… enquanto isso, vou acompanhando as suas aventuras por aqui. Adorei! Ah, e adorei a dica da Laurinha na Cozinha, pois, não como carne. Um grande abraço para vocês! Um beijo para o Feijão!

    • Oi Tiane,

      Adoramos a sua mensagem! … e o blog! O Tombo parece incrível!
      Quero uma pizza daquela do quioske do seu Dilo!

      Vamos fazer um escambo, vocês vem para o barco e nós vamos para o sitio? 🙂

      Que chata a história da travessia do Leonardo. Um dia esse sonho vai dar certo. Estamos nos preparando nesse momento e realmente a coisa não é fácil, e nem barata 🙁

      Laurinha na cozinha é demais! Transformou nossa refeições! Nem sempre conseguimos comprar tudo que queremos pois cada dia estamos num lugar diferente, mas estou adorando o nosso novo hobbie.

      Siga nos acompanhando, vamos acompanhar vocês também (tem Instagram ou Facebook?). Não achei no blog…

      Abraços,
      Renato, Sarah e Feijão

Deixe um comentário